Os incentivos fiscais

uma modalidade de planejamento tributário e seu impacto na controladoria

  • Thais Cerqueira Dias UNIME

Resumo

A abordagem do planejamento tributário é um aspecto muito importante nas organizações, em função do impacto que alta carga tributária gera no resultado econômico e financeiro. A complexidade do sistema tributário gera insegurança para as organizações, fazendo-as que busquem alternativas legais que permitam a redução do ônus tributário. Os incentivos fiscais colaboram na redução da carga tributária das instituições industriais, comerciais e tecnológicas, proporcionando assim, o desenvolvimento, crescimento e redução das despesas. Diante deste aspecto, propor-se como objetivo deste artigo a realização de um estudo acerca dos incentivos fiscais como modalidade do planejamento tributário no âmbito do ICMS, por meio do benéfico fiscal concedido pelo Estado da Bahia, e seu reflexo no processo de resultado na controladoria.

Biografia do Autor

Thais Cerqueira Dias, UNIME
Pós graduada em Planejamento Tributário, pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME (2014) , graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro (2012). Atua como analista tributária na empresa Objetiva Consultoria Empresarial, acompanhamento contínuo de operações de clientes, objetivando a redução da carga tributária através da correta interpretação e aplicação de legislação federal, estadual e municipal, experiência na contabilidade, com ênfase na área tributária.

Referências

BEUREN, Ilsen Maria, et. al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

BRASIL, Código Tributário Nacional (1966). Disponível em: http:// http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l517, acessado em 15.04.2014.

BRASIL, Decreto 8.2005 de 03 de Abril de 2002, Aprova o Regulamento do Programa do Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia. Disponível em: http:// www.iobonline.com.br, acesso em 20.03.2014.

CALIJURI, Monica Sionara Schpallir; SANTOS, Neusa Maria Bastos F. ; SANTOS, Roberto Fernandes dos. Perfil do controller no contexto organizacional atual brasileiro. Congresso Internacional de Custos (9) - Florianópolis, SC, 28 a 30 de novembro de 2005.

FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAKATOS, Eva Maria. ; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. Controladoria: Um enfoque na eficácia organizacional. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Luís Martins de; [ET AL]. CHIEREGATO, Renato; PEREZ JUNIOR.,José Henandez; GOMES, Marliete Bezerra. Manual de Contabilidade Tributária: Texto e Testes com as respostas. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JUNIOR, José Henandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratégica. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Luís Martins ET AL. Manual de contabilidade Tributária. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

.

TUNG, N. H. Controladoria financeira das empresas. 4 ed. São Paulo: Universidade Empresa, 1997.

Publicado
2015-10-14
Como Citar
DIAS, T. Os incentivos fiscais. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, v. 1, n. 01, p. 29-35, 14 out. 2015.
Seção
Artigos