SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS QUE REALIZARAM A CONSULTA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO

Tarcísio Viana Cardoso

Resumo


A satisfação dos usuários é um importante desfecho para avaliação do serviço de saúde. Esta pesquisa baseia-se em avaliar o nível de
satisfação das mulheres referente à última consulta de Papanicolaou realizada em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estudo prospectivo,
quantitativo e qualitativo, utilizando um Instrumento de Avaliação para classificar o grau de satisfação das usuárias na Atenção Primária através de
um cartão resposta representado por figuras faciais com seis diferentes expressões de satisfação. Observou-se um elevado nível de satisfação das
usuárias da ESF, revelando que o atendimento à mulher, na unidade em estudo, desde a recepção até a realização da consulta de prevenção para o
câncer de colo de útero é satisfatório, ou seja, o serviço de saúde prestado pode ser considerado de qualidade. Do total de 30 usuárias entrevistadas
que realizaram a consulta de preventivo na ESF pesquisada, foi observada, aproximadamente, uma média de percentual de 86,1% de satisfação,
5,3% de insatisfação e 8,6% nulo. Os resultados possibilitam afirmar que as usuárias, ao exporem suas opiniões em entrevistas de pesquisa, podem
auxiliar na melhoria da qualidade de um serviço. Este entendimento é uma ferramenta extremamente importante para a qualidade de vida das
mesmas e até mesmo para o funcionamento da atenção primária, visto que avaliar a satisfação do usuário é identificar possíveis falhas nos serviços
de saúde prestado na APS.


Referências


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MELO, M.C.S.C. de; VILELA, R; SALIMENA, A.M.O.;

SOUZA, I.E.O. O Enfermeiro na Prevenção do Câncer do Colo

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